sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Artista.

Artista pra mim é aquele ser do mundo capaz de absorver todo e qualquer tipo de energia. Aquele ser que existe com a magnífica função de absorver o mundo e nos entregar representado à sua maneira. Por isso é complicado julgar a obra do artista, é a representação do mundo dele, mesmo que, às vezes, seja a representação do seu mundo irreal. E parando pra pensar, quem é que neste mundo não é artista? Aquele sacrifício danado que a gente faz pra pagar a quem a gente deve todo mês! E naqueles dias que te espremem a alma? E você respira, você suga o ar de onde não tem e leva o dia adiante, naquela busca frenética por melhorá-lo! Ah, ser humano é ser artista, ninguém me tira isso da ideia!

Às vezes eu chego até a pensar que os acontecimentos incertos da nossa vida nos servem de inspiração artística. Parece absurdo ler isso no meio daquele turbilhão de emoções e desemoções nos quais a gente se pega de vez em quando, mas, pra mim, a realidade é que a intensidade da alma do artista paga preço alto, por estar 'a sentir' tudo o que se movimenta, por estar continuamente absorvendo, transmutando e expressando o universo, mesmo que este universo seja o do seu quarto. Ufa! Dá até vertigem! Enfim, o preço é alto, mas as emoções nas quais somos capazes de nos emaranhar nos satisfazem a um elevado grau de humanidade!

Hoje eu não vou ligar se o post ficar extenso. Vim na audácia de tentar registrar a alma de uma artista amiga, com toda a permissão para tanto. Costumo chamá-la de 'meu Mar ao cubo'. Amiga de alma antes de saber. Eu tenho dessas, leio as pessoas sem muita convivência, tenho a arte de ler na íris dos olhos a essência e minha alma não hesita, assinala pr'aquele lado e entrega-se. Já se reserva na pele da existência um espaço pra escrita da arte dela, foi assim. Mar³ me traz aquela sensação de completude. Minha segunda rara amizade de alma, artisticamente delineada entre a arte da escrita dela e a arte permitida de adentrar no mundo de Madô. Arteia Mari, as melhores mulheres desse universo se encontram decifradas em sua revelação:


Mulher

(por Marielen Marino Marques)

Sei que minha coleção de vinil é pequena,
Mas ela aumenta, assim como aumentei a mim:
Minha personalidade
Minha teimosia
Meu querer
Meu estar
Minha definição

Sei que minha sonata tem
três diferentes tipos de rotação
Eu tenho mais!
Mais estações,
Mais temperamentos,
Mais dias tortos!
Entranto sou canceriana do dia três de julho
Moro no apartamento treze
Meu CPF tem três vezes o número três
Meu quarteirão é o terceiro
(se eu tomar a avenida como ponto de referencia)

Se eu parar e olhar quantos 'três' tem na minha vida
eu escrevo a Filosofia do Três!

Mas nestes dias tortos aos quais me referi,
foram mais de três vezes que:
chorei, gritei, desabafei,
me embreaguei,
me repudiei,
me amei,
me devorei,
me comi.

Foram mais de três vezes que renasci,
não necessariamente dia três de julho,
o que não me faz ser canceriana,
mas mulher que todos os signos!

Nesses todos temperamentos escandalizei meu banal,
abortei o cerebral para o coração falar!
Nas minhas estações o trem foi minha alma
que não tem três ou sete vidas e sim 8 na horizontal!

Porque a mulher que sou é para ser INFINITA.

2 comentários:

Marielen Marques disse...

Meu zelo!
Esse mar³ é apenas um espaço físco inerente frente a amplitude plena de tua alma, de teu fervor!
Além de amar...
Mulheres como você devem ser admiradas e regadas à Vinicius de Moraes ao som de Chico Buarque em vinil, pois quando o chiado do vinil começar é sinal que os olhos teus são a maior expressão do meu ambiente!

ErikaH Azzevedo disse...

Interessante , ela tem 3 vezes o mar no nome dela, por isso se faz infinita...no fundo, no fundo , toda mulher é infinita...no ser e no sentir....um mundo de intensidades.

Lembrei da Clarice ( só penso mesmo nela...hehehe) ...aquela lá é que tinha o dom da escrita e da pintura né mesmo.

Homenagem linda..e não fique preocupada com o tamanho do post, ficou lindo... tu , tb artista, pintaste as palavras certas, com cores vibrantes do sentir...e pelo comentário que vi aqui é um sentir em reiprocidade.

E me deu vontade até de conhecer a tua amiga mais de perto, acho que vou dar uma passadinha na casinha dele..heheh

Bjos minha flor.

Erikah